Menu acessível interno:
fim do menu principal fim do menu desta seção

Execução Orçamentária


Transparência Pública

O Orçamento-Geral da União é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para definir como os recursos arrecadados dos cidadãos por meio dos tributos (impostos, taxas, etc.) serão aplicados em projetos e políticas públicas, visando o melhor atendimento de necessidades ou de demandas da sociedade.

No conjunto do Orçamento-Geral da União, cada órgão federal é beneficiado com orçamento próprio, para que possa desenvolver aquelas atividades relacionadas à sua área de atuação, uma vez que todos os programas desenvolvidos pelo Governo estão organizados por assuntos correspondentes aos ministérios.

O orçamento das empresas estatais envolve recursos próprios e recursos federais, e está consolidado no Programa de Dispêndios Globais (PDG). Nesta Página estão disponíveis para consulta apenas as despesas do Orçamento de Investimentos - que correspondem à parcela do PDG realizada com recursos federais - organizadas por programas e por detalhamento das despesas. Essas informações são obtidas do Sistema de Informação das Empresas Estatais (Siest), atualizadas bimestralmente para o ano corrente e de forma consolidada para exercícios anteriores. As informações do Programa de Dispêndios Globais estão disponíveis na íntegra no sítio do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest).

 

Transparência Pública
Todos os direitos reservados © 2008 - CGU